Penetração de internet móvel no Brasil ultrapassa índice de países desenvolvidos


Conexão móvel cai no gosto dos brasileiros para complementar ou substituir rede fixa




Apesar do pouco tempo de oferta, a participação de Internet móvel no mercado brasileiro já ultrapassa os índices apresentados por países mais desenvolvidos, observou a IDC. Enquanto no Brasil a participação da Internet móvel é de 9% do total de 8,1 milhões de usuários de banda larga, o mesmo índice nos EUA é de apenas 6%.




Para Alex Zago, analista sênior de telecom da consultoria, isso é explicado pelo fato dos EUA, assim como outros países desenvolvidos, terem uma penetração muito maior e mais estabelecida de banda larga fixa. “Aqui no Brasil, a conexão móvel cobre a lacuna deixada pela banda larga fixa, como nos casos de localidades distantes em que a população tem que se valer da rede móvel por não ter outra opção". Apesar disso, o estudo aponta que, nos grandes centros urbanos, a adoção da banda larga móvel ocorre tanto substituindo como complementando a fixa. "Em muitos casos, a Internet móvel é o único concorrente e, portanto, a única alternativa de oferta das concessionárias de telefonia".




Assim, a oferta de conexões móveis no Brasil já começa a cumprir seu papel no processo de inclusão digital. Nos próximos anos, seguindo a agenda de investimentos em 3G definida pela Anatel, essa tendência vai ficar ainda mais nítida. "A previsão é que a participação de banda larga móvel no Brasil seja algumas vezes maior do que muitos países desenvolvidos”, conclui Zago.




Publicado no site Empreendedor.



Postado por Juliano Melo.

This entry was posted on terça-feira, 10 de junho de 2008 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.