Análise de Redes Sociais na prática


Pessoal, um artigo muito interessante sobre redes sociais. Texto simples e bastante didático. Recomendo a leitura!



As redes sociais estão em toda parte - e não só no mundo virtual. Existem redes funcionais e disfuncionais, isto é, redes que facilitam e redes que prejudicam o desempenho de uma empresa. Portanto, é fundamental revelar estas redes e medir seu desempenho. É isto que a ARS – Análise de Redes Sociais – faz.

Assim, de certa forma, o presente texto complementa artigo anteriormente publicado aqui no Intranet Portal por Sérgio Storch, em sua coluna sobre “Gestão do Conhecimento”. E tem o intuito de mostrar, de modo também introdutório, como se dá a Análise de Redes Sociais na prática. Para isso, vamos partir de um exemplo que nos ajudará a entender os principais conceitos e métricas da ARS para, em um segundo momento, examinarmos o caso de aplicação prática em uma empresa.



O artigo está divido em três partes. Na primeira, mostro, por meio de um exemplo, os primeiros passos da ARS, que já permitem a identificação dos principais atores dentro da rede. Na segunda parte, ainda por meio do exemplo, irei mostrar como identificar grupos e definir seus “papéis”. E, na terceira parte, irei mostrar como isso tudo aparece em uma análise de uma empresa real - e como essa análise permite repensar a empresa, seu desempenho e sua estratégia.




Clique aqui e leia o artigo completo.



Postado por Juliano Melo.

This entry was posted on quinta-feira, 19 de junho de 2008 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.