Abap e IBGE revelam números da indústria da comunicação


Associação e instituto apresentam pesquisa sobre a importância econômica desse mercado



A Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) e o IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística) apresentarão na próxima quinta-feira (3), em São Paulo, uma pesquisa com os números oficiais relativos à importância econômica da Indústria da Comunicação (veículos, agências e fornecedores especializados). Dentre os muitos aspectos estudados, estão dados de quantos empregos esta indústria gera, qual o peso dos governos para esta indústria, qual o tamanho da sua receita e quanto paga de impostos. Na ocasião, estarão presentes Dalton Pastore, presidente da Abap; Roberto da Cruz Saldanha, responsável técnico do IBGE pela pesquisa; e Marcelo Diniz, consultor da Abap junto ao IBGE.



No final do ano passado, um censo encomendado pela Abap ao IBGE apontou que o mercado da comunicação movimentou mais de R$ 54 bilhões em receitas. Foi a primeira vez que a indústria da comunicação (publicidade, produção, promoção, mídia, pagamento de direitos autorais e outros) teve um mapeamento com base em dados oficiais do balanço das agências de publicidade e empresas correlatas.



A pesquisa realizada em 2007, com amostra baseada no ano de 2005, mostrou também que a indústria da comunicação era constituída por aproximadamente 106 mil empresas, responsáveis por empregar 640 mil pessoas, sendo que a movimentação entre salários e obrigações chegavam a R$ 6,8 bilhões por ano. O estudo mostrou também que o número de agências de publicidade estava em torno de 15 mil, as empresas correlatas chegavam a 8.850 e as de pesquisa, quase 1.700.






Retirado Propmark.




Postado por Juliano Melo.

This entry was posted on quarta-feira, 2 de julho de 2008 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.