Apesar das crescentes discussões sobre Comunicação Interna e de todos os investimentos empregados pelas empresas em ações de relacionamento com seus funcionários, pesquisas internacionais recentes* mostram que 58% dos funcionários não estão engajados em suas atividades, enquanto 14% estão ativamente desengajados. Outras pesquisas conduzidas por de Kaplan e Norton, criadores do Balance ScoreCard, ainda indicam que apenas 12% dos empregados compreendem a estratégia das organizações em que atuam.
A Comunicação Interna deve ter o papel de ajudar a construir a realidade da organização, fazendo com que as pessoas entendam o sentido de sua atuação dentro do negócio. Foca-se muito o conteúdo e a forma de informar, mas é preciso sair dessa esfera e observar como os processos são construídos e reconstruídos no ambiente das organizações, estimulando maior colaboração das pessoas. Educar, expandir a realidade da comunicação, envolver líderes e liderados e questionar o desempenho da eficiência e eficácia da comunicação, são algumas questões a serem exploradas nesse programa, evidenciando formas de expandir a visão da comunicação interna, baseada em relacionamento, diálogo e contradições.
Participe do Curso ''Comunicação Interna: um olhar mais amplo para a organização'', esteja alinhado com o que há de mais atual e moderno nesta área e saiba como tornar a comunicação interna de sua empresa em um diferencial competitivo.
Participe do Curso ''Comunicação Interna: um olhar mais amplo para a organização'', esteja alinhado com o que há de mais atual e moderno nesta área e saiba como tornar a comunicação interna de sua empresa em um diferencial competitivo.
Conteúdo:
Análise das novas oportunidades e conceitos modernos em CI
Visão gerencial de comunicação interna: fluxos e processos
Retrato da comunicação interna brasileira – Pesquisa Aberje
O desenvolvimento de estratégias de comunicação Interna
A função das lideranças organizacionais.
Incrementando e planejando a comunicação interna
Estudos de caso
Objetivos
Ampliar o nível de conhecimento sobre comunicação interna
Compreender e ponderar sobre a perspectiva da comunicação entre funcionários e lideres organizacionais
Estimular a discussão sobre cases de comunicação interna
Compreender o atual estágio da comunicação interna brasileira
Mostrar como a comunicação interna é essencial e estratégica para os bons resultados da organização
Benefícios
A comunicação interna vem deixando de ser a área que comunica fatos ocorridos nas organizações. Analisar e discutir as práticas da comunicação interna contribui com a perspectiva de uma postura mais estratégica das organizações no sentido de ampliar a relação de dependência entre as organizações e a comunicação.
Instrutor(es)Marlene Marchiori é pós-doutora em comunicação organizacional pela Purdue University, EUA. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Consultora, pesquisadora e professora em nível de graduação e pós-graduação. É co-autora do livro Comunicacao Interna, Vol 2 (Aberje Editorial) e organizadora do livro Faces da Cultura e da Comunicacão Organizacional.
Postar um comentário