Neste ano, homenageamos Jean Baudrillard, um filósofo que, definitivamente, impactou o campo da comunicação desde 1968 quando publicou o livro intitulado O sistema dos objetos. Mas, também, em 2007, comemoramos os 40 anos de publicação do livro de Guy Debord que dá praticamente título à época em que vivemos atualmente: A Sociedade do Espetáculo. De que falaram Debord e Baudrillard na maior parte do tempo? De comunicação, de mídia, de um tempo dominado pela mediação tecnológica. Nada mais justo e importante do que organizar um seminário internacional para refletir sobre a influência, a importância, os limites e o alcance das obras desses dois homens que marcaram a segunda metade do século XX no campo da reflexão sobre a sociedade de mídia. Trata-se, ao mesmo tempo, de uma homenagem, de um balanço, de um resgate e de uma oportunidade de dialogar sobre o estado da arte dos estudos de mídia e de cultura atualmente. Debord e Baudrillard não são unanimidades. Mas são incontornáveis. Foram contestadores e contestados, brilhantes e radicais, severos e generosos, polêmicos e polemistas. O debate precisa, sem dúvida alguma, continuar.
Objetivos
- fomentar o debate sobre as contribuições de Jean Baudrillard e Guy Debord para a reflexão sobre a presença da mídia na sociedade contemporânea;
possibilitar o intercâmbio de idéias entre pesquisadores de universos culturais e disciplinares diferentes;
favorecer o aperfeiçoamento de pesquisadores, professores e estudantes, dando-lhes oportunidade de expor resultados de suas próprias investigações.
Público-Alvo
Estudantes e pesquisadores em Comunicação, Ciências Sociais e Humanas em geral, com ênfase para a comunidade da PUCRS, UFRGS, UNISINOS, Universidade de Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas e demais instituições da região Sul, bem como do Brasil. Encontro interdisciplinar de interesse de estudantes de pós-graduação e graduação em Ciências Sociais, Educação, Letras, entre outras. Destinado, também, a professores e profissionais da comunicação e da cultura.
http://www.pucrs.br/eventos/sicom/index.php
Postado por Juliano Melo.
Postar um comentário