As redes sociais já fazem parte de nosso jeito de pensar


“Os fluxos de informação, a contaminação e formação de opiniões e a construção coletiva do conhecimento acontecem em redes sociais. A compreensão de sua dinâmica é fundamental para o design e governança de ambientes virtuais colaborativos”. Estas são algumas das impressões que o colunista Sérgio Storch nos apresenta neste artigo.
Estou fascinado ao ver a força com que conceitos antigos reaparecem sob novas formas e fincam raízes em nosso vocabulário e repertório de ferramentas profissionais.Entre outros conceitos que a Web 2.0 tira do baú ao humanizar a tecnologia está o de rede social, bastante antigo, que vinha camuflado sob o nome de estrutura informal (as relações que existem na parte em branco dos organogramas e que fazem as coisas acontecerem).


Para ler o artigo completo clique aqui.


Sérgio Storch é consultor associado à Plena Consultores, sócio-diretor da Content Digital e presidente do pólo SP da Associação Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC) . É Engenheiro de Produção (Escola Politécnica da USP) e Mestre em Administração (MIT - Massachussetts Institute of Technology). Foi consultor do Gartner Group, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Foi também Diretor na Hewlett Packard e Diretor de Informações da Empresa de Planejamento Metropolitano da Grande São Paulo (EMPLASA). Atualmente vem desenvolvendo trabalhos em gestão de mudança e governança de portais e intranets.
Postado por Juliano Melo.

This entry was posted on quarta-feira, 24 de outubro de 2007 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.