Mídias sociais, wikis e críticas feitas pelos clientes são aplicativos da web 2.0 e excelentes janelas para a observação do comportamento do consumidor. Contudo, a web 3.0 permitirá ao cliente participar de forma mais ativa do meio virtual. A próxima geração de aplicativos de internet privilegiará ao máximo a participação do consumidor, permitindo-lhe esquematizar sua própria experiência. Com ela, a customização atingirá um novo nível.
A web 3.0 permitirá a comunicação com os motores de busca por meio de uma linguagem mais natural, além de utilizar aplicativos dotados de mais semântica. Examinemos três novas criações que mostram como será a web 3.0.
A primeira delas é a pesquisa participativa. Utilizando a codificação da linguagem semântica, muitos sites permitirão ao usuário surfar os "canais" da internet. Se um consumidor estiver procurando informações sobre "piso de madeira-de-lei", usando o Google ele teria de gastar tempo examinando o conteúdo de sites diversos até chegar ao produto desejado. Em sites novos como o StumbleUpon.com, o cliente é direcionado para a página Archictecture, onde poderá visualizar o produto aplicado em chalés suíços e até mesmo em passarelas de pedestres em Barcelona. O site é construído de forma a aprender as preferências do usuário e faz sugestões mais adequadas a seu perfil.
A segunda mudança diz respeito ao e-mail. O aplicativo que deverá ter maior impacto na estratégia de relacionamento com o cliente é conhecido como "coleta balanceada". Como os e-mails semânticos reconhecem palavras, e não códigos, as mensagens podem contribuir para um quadro de equilíbrio no que diz respeito às preferências de um grupo qualquer de clientes. O exemplo aqui é o de um jantar informal, em que as pessoas ficam incumbidas de levar tira-gostos, um prato principal ou sobremesa, e a você cabe equilibrar o cardápio. O aplicativo de e-mail semântico emitirá convites, coletará respostas e equilibrará automaticamente o menu, pedindo que se façam as alterações necessárias.
A terceira mudança ocorrerá na natureza dos sites de mídia social. Os aplicativos da web 3.0 poderão construir comunidades virtuais e disseminar informações sobre, por exemplo, assuntos relacionados às questões climáticas. O World Without Oil é um jogo de "realidade alternativa" e também uma comunidade, que utiliza avatares e personalidades da web em um mundo fictício em que as reservas de petróleo se esgotaram. Seus criadores se referem a ele como "realidade alternativa", porque pede aos jogadores que respondam como fariam para sobreviver em um mundo sem petróleo.
Tudo isso não significa que os aplicativos da web 2.0 se tornarão obsoletos. A internet permite às empresas comunicarem-se por meio de mensagens e de marketing customizados. Esse objetivo se amplia ainda mais a cada avanço tecnológico.
Publicado originalmente em Época Negócios – Edição 6 – Agosto/2007.
Postado por Juliano Melo.
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