Um exemplo do que é “Ser Relações Públicas”

Olá a todos! Estou iniciando uma série de posts sobre o que é ser RP. Esses posts serão escritos por professores, alunos, profissionais. O primeiro foi escrito pela minha professora e orientadora Marta M. Campos Martins. Espero que gostem dessa série.

"Conforme defende o Prof. Dr. Paulo Nassar, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP e Diretor Presidente da ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, a comunicação organizacional é hoje verdadeiramente uma vantagem competitiva. Em palestra do Prof. Dr. Nassar ouvi que a importância da gestão da comunicação está em criar, defender e manter a imagem e reputação organizacional diante da sociedade, dos públicos e das redes de públicos. As empresas tinham uma tendência a enxergar somente os canais de comunicação e não olhar para os demais componentes do processo. Isso constituía uma atuação comunicacional míope para o ambiente em sua totalidade. Nos nossos dias, essa “miopia” precisa ser diagnosticada para que a empresa e sua comunicação considerem o mundo moderno e todos os protagonistas que nele entraram em cena, tal como ambientalistas, homossexuais, negros. Segundo Paulo Nassar, é assim que se dá a pró-atividade do profissional de comunicação pós-moderno. O ambiente organizacional se abre para acolher as interfaces presumíveis entre os aspectos social, econômico e especialmente histórico a partir do qual a sensação de pertencimento da organização na sociedade e da sociedade na organização será efetivamente assumida. O pertencimento decorrerá de uma comunicação estratégica e consistente na percepção dos públicos e que se tornará possível quando esses públicos se enxergarem como participantes da construção, do desenvolvimento e do momento presente vivenciado pela organização. Nassar afirma que o diálogo tem valor econômico, pois a relação dialogal entre uma organização e seus públicos traz como conseqüência mais imagem, mais reputação e também maior valor financeiro para a própria empresa ou para suas ações no mercado de valores. A convicção transmitida por Nassar, sua irrepreensível atuação profissional e seu entusiasmo com a prática da comunicação organizacional e das relações públicas bastariam para justificar a merecida distinção conferida a ele como um dos grandes profissionais de relações públicas da atualidade. É por exemplos como esse que mais e mais me conscientizo da grandeza que é “Ser RP”.

Marta M. Campos Martins, profissional de Relações Públicas e professora da Universidade Estadual de Londrina.
Postado por Juliano Melo.

This entry was posted on terça-feira, 16 de outubro de 2007 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.