Como avança a sustentabilidade?

Cynthia Rosenburg, editora executiva da Época NEGÓCIOS, discute em seu blog, Empresa Verde, sustentabilidade e empresas.


Retirei esse texto do blog Empresa Verde:


"Por mais que o assunto venha ganhando atenção, pesquisas sobre sustentabilidade e negócios, que mostrem de que maneira as empresas e os consumidores tratam o tema, ainda são raras. Por isso, é sempre útil quando surge um levantamento que ajuda a esclarecer de que maneira o assunto está avançando. Uma pesquisa divulgada pelo Ibope na semana passada lança luzes sobre vários aspectos relevantes. Foram ouvidos cerca de 500 executivos do alto escalão de companhias privadas e 1.000 pessoas nas classes A, B e C em várias cidades do país. “A pesquisa mostrou que existe uma preocupação crescente com o tema”, afirma Paula Sória, diretora de atendimento e planejamento do Ibope Inteligência. “Mas revelou que ainda não existe clareza sobre o valor das ações relacionadas à sustentabilidade. Ainda não é algo tangível para a maioria das pessoas.”Veja algumas das constatações mais interessantes da pesquisa:>> O conceito parece estar mais claro para os executivos: 59% afirmaram que ele está relacionado à responsabilidade social e 58% disseram que está ligado à preservação do meio ambiente. “A população geral está bem mais confusa”, diz Paula. Entre os cidadãos, somente 23% citaram o respeito ao meio ambiente e 13% mencionaram investimentos sociais. “As pessoas se referem mais a aspectos como o desenvolvimento de produtos ou à solidez financeira das empresas.”>> 46% dos executivos afirmaram que suas companhias têm políticas de sustentabilidade – e 37%, que elas possuem departamentos dedicados ao assunto. Mesmo assim, o tema ainda é visto como pouco incorporado aos negócios. Para 33% dos executivos, trata-se de um assunto “estratégico” – 11% o classificaram como “inexistente”.>> Existe uma grande distância entre o que as pessoas dizem ser importante fazer pelo meio ambiente e o que elas estão dispostas a fazer pelo meio ambiente. Um exemplo: 92% das pessoas afirmaram que separar o lixo para reciclagem é uma obrigação da sociedade, mas apenas 30% disseram que fazem isso em suas casas.A sustentabilidade e o marketingUma das constatações que mais chamam a atenção na pesquisa do Ibope é a de que existe uma percepção de que as empresas adotaram o discurso da sustentabilidade porque isso é bom para a imagem delas.Para 46% das pessoas entrevistadas, as companhias que desenvolvem ações sociais e ambientais fazem isso somente como estratégia de marketing".
Postado por Juliano Melo.

This entry was posted on quinta-feira, 4 de outubro de 2007 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.