Um big brother? Parece, mas não é


Edição 8 - Outubro de 2007


Notícia publicada na revista Época Negócios. Os resultados foram muito interessantes, mas a metodologia vai criar muita discussão. Abaixo trecho da notícia.


"Com a ajuda de tecnologia do MIT, empresas flagram falhas de comunicação entre seus funcionários
Desde o ano passado, um grupo de pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) visita companhias mundo afora para distribuir um aparelhinho a seus funcionários. Concebido para ser pendurado no pescoço, como se fosse um crachá, o equipamento registra minuciosamente as falas e os movimentos do usuá­rio. Detecta o tempo gasto numa tarefa ou nas conversas com os colegas e traça os deslocamentos pela empresa. Assustador? Alguma semelhança com o Big Brother, o monstro totalitário imaginado pelo escritor britânico George Orwell que serviu de inspiração para reality shows? Não há razão para preocupação, afirmam os criadores da tecnologia. Seu objetivo não é flagrar desvios de conduta, mas analisar o modo como os funcionários falam e agem. O esforço do Grupo de Dinâmicas Humanas do MIT, relatado pela revista Strategy+Business, da consultoria Booz Allen Hamilton, veio em resposta a estudos que constataram a existência de uma enorme gama de informações que são transmitidas de maneira inconsciente pelos funcionários e influenciam a gestão das empresas. O tom de voz ou a atitude corporal de um funcionário pode provocar a reação negativa de um cliente ou de um fornecedor. Seus deslocamentos indicam muitas vezes problemas de interação entre as equipes. O aparelho flagra todas essas situações".


Clique aqui para ler a matéria completa.
Postado por Juliano Melo.

This entry was posted on segunda-feira, 29 de outubro de 2007. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.