Muito interessante a notícia que saiu na revista Época, edição de outubro de 2007. Uma entrevista com Don Peppers, que juntamente com Martha Rogers, desenvolveu o Marketing One to One.
Seria desenvolver a empresa a conquistar uma postura voltada para conhecer os clientes e atender as necessidades deles, buscando conquistar a confiança e consequentemente a fidelização (uma definição bem supercial). Dsiponibilizo um trecho da entrevista em que Don Peppers destaca as novas tecnologias e as transformações ocorridas em decorrência da interatividade proporcionada principalmente pela rede. Para ter acesso a entrevista completa, acessem o link no final do post.
"Época NEGÓCIOS - Quais as tendências do relacionamento entre empresas e clientes para as quais as empresas devem ficar atentas?
Don Peppers - Nunca os clientes estiveram tão interconectados por sites de opiniões e blogs. Isso muda a dinâmica do marketing. É ainda mais importante merecer a confiança do cliente ao fazer o que é certo para ele. Uma má reputação se espalha imediatamente, e você não consegue se desgooglar. Outro aspecto é o desaparecimento da estrutura hierárquica tradicional das organizações com as novas tecnologias. Funcionários também estão cada vez mais interconectados por intranets, e-mails e programas de colaboração. Eles se organizam em grupos que não obedecem a estrutura da empresa para discutir assuntos de seu interesse particular. Para gerenciar essa nova organização, é preciso valorizar a cultura informal de seus empregados para que eles tenham as motivações certas. Por último, o ritmo de mudança é frenético, e ser inovador e adaptável ao que acontece à sua volta é essencial. Estudantes me perguntam o que aprender para ter sucesso no futuro. Mas o que estudarem agora será irrelevante em cinco anos. Eles devem aprender a aprender. Esse conselho também serve às empresas. Uma organização rígida está vulnerável. Só sobreviverão aquelas que se reinventarem sucessivamente com inovação".
Postado por Juliano Melo.
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