Retirado do Blog Bruno Amaral.
"Por vezes não temos a oportunidade de colocar inquéritos e realizar entrevistas para identificar os públicos com que lidamos.Isso pode acontecer porque o contacto com o público é feito através de um canal pouco habitual. Pode ser através do telefone, por e-mail ou através de um website.
Mas quando isso acontece, torna-se ainda mais importante perceber com que publico estamos a lidar. É importante entender o que o publico procura para facilitar ao máximo o processo de comunicação.
Sejam internos ou externos, estes públicos são stakeholders e dividem-se em várias categorias. Conforme o contexto em que a organização se insere".
Mas quando isso acontece, torna-se ainda mais importante perceber com que publico estamos a lidar. É importante entender o que o publico procura para facilitar ao máximo o processo de comunicação.
Sejam internos ou externos, estes públicos são stakeholders e dividem-se em várias categorias. Conforme o contexto em que a organização se insere".
Ao criar uma descrição pormenorizada destes públicos conseguimos perceber quais são os mais importantes para a organização. Tendo em conta que o valor de cada grupo de stakeholders não está relacionado com o seu número, mas com o seu papel num determinado contexto.
Neste processo, o papel das relações públicas passa por identificar os objectivos dos stakeholders e tentar alinhá-los com os objectivos da organização.
Nos tempos que correm temos visto os stakeholders a fazer uma série de exigências às organizações. Querem organizações transparentes, responsáveis e com quem consigam comunicar com facilidade.
Algumas organizações aperceberam-se desta necessidade e começam a investir na criação de canais de comunicação. Esses canais podem ser gabinetes de comunicação, Desks de call center, ou procedimentos para responder a e-mails ou telefonemas. O importante é que a comunicação não se perca e o remetente se sinta ouvido".
Neste processo, o papel das relações públicas passa por identificar os objectivos dos stakeholders e tentar alinhá-los com os objectivos da organização.
Nos tempos que correm temos visto os stakeholders a fazer uma série de exigências às organizações. Querem organizações transparentes, responsáveis e com quem consigam comunicar com facilidade.
Algumas organizações aperceberam-se desta necessidade e começam a investir na criação de canais de comunicação. Esses canais podem ser gabinetes de comunicação, Desks de call center, ou procedimentos para responder a e-mails ou telefonemas. O importante é que a comunicação não se perca e o remetente se sinta ouvido".
Bruno Amaral por ele mesmo:
Licenciado em Comunicação Social pelo ISCSP. Já tive o prazer de trabalhar para a Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva e de fazer alguns trabalhos de freelance na área da comunicação.
Além disto, sou também Fotógrafo amador e colaborador da Revista Fotoplus.
Apesar de estar fora do âmbito do curso, fiz alguns trabalhos de design para o Núcleo de Comunicação, para a AE-ISCSP e a Magna Tuna ApocalISCSPiana.
Além disto, sou também Fotógrafo amador e colaborador da Revista Fotoplus.
Apesar de estar fora do âmbito do curso, fiz alguns trabalhos de design para o Núcleo de Comunicação, para a AE-ISCSP e a Magna Tuna ApocalISCSPiana.
2 Responses to “Stakeholders e Relações Públicas”
O site oficial da Magnatuna é na realidade http://magnatuna.iscsp.utl.pt/ . Aquele link mostra é uma capa de CD que fiz para eles.
Valeu pela correção Bruno. Link consertado.
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