A Web 2.0 continua me intrigando... Folksonomia: da salada de frutas à estruturação da informação

Estava na hora do almoço e aproveitei para ler um pouquinho sobre comunicação... decidi entrar no Intranet Portal, que sempre traz informações sobre gestão do conhecimento (assunto que estará em pauta aqui no blog e que foi muito utilizado em nosso TCC).

Logo de cara, na home do portal, a manchete "Folksonomia: da salada de frutas à estruturação da informação". Tive que entrar... Já postei sobre o assunto (Web 2.0), e ele continua me intrigando. Acredito que há ainda muito o que se discutir e descobrir sobre esse conceito. Mas uma coisa é inegável, para nós comunicadores, o conhecimento sobre como utilizar as ferramentas que a internet nos proporciona e seus impactos nos públicos estratégicos é de suma importância. Abaixo uma degustação do artigo e o link para acessarem o artigo completo.


"A web 2.0 chega e altera substancialmente a forma como são tratadas as informações orgânicas nos ambientes digitais. Antes tínhamos uma instituição que gerava informações como resultado de suas atividades, agora temos usuários que geram informações orgânicas através de sua participação. Analiticamente, estamos falando de informações orgânicas que geram um perfil (ou vários) das pessoas que ali participam de um mesmo ambiente.

A folksonomia, por exemplo, pode ter várias definições. A maioria delas refere-se a atividade de etiquetar, no entanto, outros destacam a questão "social/coletiva". Sejamos diretos: a folksonomia é nada mais do que metadados atribuídos por usuários para determinados objetos digitais. Ou metadados atribuídos por uma inteligência coletiva; é aqui que reside o seu diferencial e o maior desafio dos profissionais da informação: incorporar essa novidade e saber como tratá-la".

Postado por Juliano Melo.

This entry was posted on quarta-feira, 3 de outubro de 2007 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.