Tendências da Comunicação Dirigida


Passei a receber notícias do Mundo-RP atravé do boletim "RP em ação". Para quem se interessar em receber e se manter atualizado sobre o que rola sobre comunicãção, acesse o site http://www.mundorp.com.br/ e depois clique no link Papo Cibernético. Dentre as notícias do mês de outubro, destaco "Tendências da Comunicação Dirigida". Faço um breve comentário sobre a importâncida da comunicação para as empresas antes de apresenar a notícia.

A comunicação cada vez mais torna-se uma grande aliada das empresas no alcance de seus objetivos e na conquista e satisfação dos clientes. Comunicação de duas vias, em que a opinião dos públicos estratégicos sáo ouvidas, analisadas e transformadas em ações que encantam e superam as expectativas desses públicos. Grandes empresas já utilizam a comunicação de forma planejada, aliando os interesses da empresa aos do meio onde se encontra inserida. Espero que os exemplos como os da empresa do texto abaixo, sejam seguidos por outras, e entendam melhor como a comunicação pode trazer grandes benefícios com resultados direto no faturamento.
Abaixo a notícia na íntegra.



"Luiz Buono está animado com o momento do mercado de publicidade e comunicação dirigida. "Vem vindo por aí uma revolução na maneira de atingir o consumidor", afirma. Ele é vice-presidente de planejamento e atendimento da agência de marketing direto Fábrica e esteve presente ao Festival Internacional de Publicidade de Cannes, que aconteceu na França em junho. Entre as principais tendências do mercado da comunicação dirigida e de publicidade verificadas por ele estão a quebra definitiva de barreiras; o consumidor participante cada vez mais e mais; o engajamento (o envolvimento do consumidor através de histórias relevantes e por todos os canais com o objetivo de criar experiências com a marca); a responsabilidade sócio-ambiental; a transformação das marcas em idéias (trabalhar conceitos e não atributos) e a inovação (nunca se falou tanto em inovação). "Não se fala mais em gastar com repetição. Agora o grande lance é a interação", afirma". Confira a seguir cases que Buono destacou em Cannes:

- Mercedes-Benz - O case apresenta a relação das marcas e a abordagem de prospect com alto impacto. Na ação, o consumidor teria uma semana de test-drive com um Mercedes-Benz. A idéia foi colocar uma estrela da marca com um pack em um veículo de outra marca, convidando o proprietário de um veículo de montadora concorrente a realizar uma visita nas concessionárias Mercedes e ter a experiência com a marca através da realização de um test-drive, mostrando a esse consumidor que ele também poderia dirigir um Mercedes. O resultado foi um crescimento de 30% de visitas nas concessionárias. Vale lembrar que esta ação foi feita na Alemanha onde a cultura da marca é muito forte.

- Nike - Uma idéia aprovadíssima no segmento de propaganda. A empresa reinventou o ato de correr, considerada uma atividade solitária, através da criação de uma comunidade específica na qual as pessoas se comunicavam entre si, trocando idéias sobre distâncias e trajetos percorridos. Por exemplo: uma pessoa contava a outra que havia corrido 1 km naquele dia e a pessoa do outro lado respondia: "ah! eu corri 5 km hoje, mas pretendo correr 6 km amanhã e você?". Na verdade eles estão reinventando o ato de correr, deixando de ser uma atividade solitária e tornando-a uma atividade social. A idéia é criar o relacionamento através da ativação tecnológica e evoluir para o relacionamento, ou seja, agregar valor transformando a experiência em uma atividade coletiva.

- Diesel - Uma idéia simplesmente genial. Vencedora do Gran Prix de Cyber. Tudo acontece em uma história na qual duas garotas roubam a coleção de underwear da marca Diesel, seqüestram o vendedor, ficam com ele e a coleção durante cinco dias em um hotel, com seis câmeras filmando tudo. Além disso, seqüestraram o site da Diesel e o direcionaram para o site delas. O público participava da campanha, interagindo por todo o tempo, através de opiniões. "Esta campanha demonstra que o mundo da propaganda está passando por uma forte mudança, pois o tempo inteiro o cliente e a marca estão interagindo com a campanha e o público", comenta Buono.

- Arnet - Este case da categoria Film realizado por uma agência da Argentina é genial. A idéia era realizar uma interação entre o público e a empresa, então foi criada uma campanha com veiculação na TV em que o personagem era um careca e a cada ligação que o consumidor realizava para um determinado número, o personagem ganhava um implante. A campanha "Tudo por um pelo" registrou um retorno fantástico, ao final da ação o personagem que não tinha cabelos, estava repleto de fios implantados, não apenas na cabeça, mas nos braços e pernas.

- Banco Galícia, Espanha - Campanha integrada para atingir e envolver o consumidor, cujo planejamento incluiu desde a exploração de um desmaio de uma celebridade nacional em pleno horário nobre da TV até a engenharia para o consumidor descobrir a causa do desmaio, cuja revelação, ao final da campanha, mostrou serem os serviços outstanding do banco. Até chegar a essa descoberta, a campanha envolveu os consumidores com inúmeras peças, meios on e off line, above e bellow the line, mantendo, até o final, a chama acesa da campanha. Segundo Marisa Furtado, vice-presidente de criação da agência, este exemplo demosntra a quebra de barreiras entre as disciplinas na área de comunicação, a principal tendência observada nesta edição do festival. "Nesse aspecto, a integração de campanhas requer um trabalho de arquitetura e planejamento, para que se consiga atingir o consumidor com pertinência e inteligência em todos os pontos de contato", destaca ela.

- WWF (Titanium Promo) - Campanha sobre a conscientização da importância de se economizar energia elétrica na qual mais de dois milhões de pessoas, em 40 países, participaram desligando a luz e permanecendo no escuro por uma hora.

- Coca-cola e Guinnes - Envolvimento com a marca através de encontros. A Guinnes, por exemplo, deixa de falar de cervejas para falar de encontros e a Coca-Cola por sua vez, deixa de falar apenas do refrigerante para envolver o seu consumidor em encontros relacionados à música. "Estes são exemplos que mostram muito claramente que hoje não basta comunicar, mas sim envolver o consumidor com a marca", comentou Andrea Russo, diretora de atendimento da agência.


Fonte: RP em Ação - boletim informativo do site: http://www.mundorp.com.br/

Postado por Juliano Melo.

This entry was posted on segunda-feira, 1 de outubro de 2007 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.