As Relações Públicas e a Responsabilidade Social das Organizações

Em contato com a Claúdia Vau recebi um artigo de sua autoria sobre Relações Públicas e Responsabiliade Social. Abaixo um trecho do artigo, que poderá ser baixado pelo link do rapidshare no fim do post.
"A responsabilidade social organizacional não é uma teoria ou um subterfúgio de imagem, mas uma forma de estar na sociedade e no mercado - a organização socialmente responsável é, muito claramente, aquela que responde perante a sociedade pelas repercussões socio-ambientais da(s) actividade(s) que prossegue, e que se compromete para com a qualidade de vida de populações mais ou menos alargadas.
A vida organizacional é inconcebível na ausência de uma articulação real entre o funcionamento interno e a dinâmica das diferentes dimensões - materiais e intangíveis - da envolvente. Ora, neste contexto, a função de Relações Públicas (RP) assume grande importância estratégica já que actua precisamente na charneira, entre a organização e a sociedade (ou a opinião pública).
Seja ela exercida pela própria Administração (ou por toda a organização, enquanto função integrada/participada), por Departamentos ou por Agências/Consultoras de Comunicação/RP, esta função prossegue o entendimento e a harmonização de interesses necessariamente legítimos, estando por isso particularmente habilitada para o tratamento da questão da Responsabilidade Social da Organização (RSO).
A Comunicação (em geral) e as RP (em particular) são obviamente fulcrais na divulgação da responsabilidade social, mas relevam desde uma fase precoce, quer na integração da RSO na cultura e na identidade organizacionais, quer na sua prática".
(*) Cláudia Vau é licenciada em Relações Públicas pelo Instituto Superior da Maia e autora do livro “As Relações Públicas na Responsabilidade Social das Empresas”, publicado em 2005. No presente, exerce Consultoria de Comunicação na JJM Consultores (Lisboa) e é mestranda de Ciências da Comunicação, variante de Comunicação e Artes, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Baixe o artigo completo:
Postado por Juliano Melo.

This entry was posted on sábado, 20 de outubro de 2007 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.